elementos

Na Roda dos Elementos me integro a Mãe Natureza

FOGO

O fogo estimula e é criativo, com um equilíbrio adequado de fogo,  temos boa energia física e vitalidade, e podemos manifestar as ideias em forma de ação. Há também autoconfiança, alegria, otimismo, coragem, inspiração, calor e afeição.

TERRA

A terra é densa e pesada, aqueles que possuem o elemento terra em equilíbrio são práticos, estáveis, têm senso de responsabilidade, e podem ser muito prestativos e protetores, como a própria Terra.

AR

O ar é leve e essencial ao movimento, quando o elemento ar estiver equilibrado, existe graça nos movimentos físicos, percepção equilibrada e boa comunicação com os outros.

ÁGUA

A água limpa e flui, quando ela está equilibrada, o individuo pode relacionar-se emocionalmente com os outros e ter uma empatia apropriada, sem tornar-se demasiadamente subjetivo. A pessoa estabelece igualmente um contato com sua faculdades intuitivas, podendo manifestar habilidades criativas. A água amacia e torna o corpo harmonioso, dando-lhe suavidade e ternura.

Na Dança da Manifestação a certeza de buscar o equilíbrio dos Elementos promove o fluxo da existência e a saúde do bem viver.

Bom Equilíbrio!
Boa Dança!

Os Quatro Elementos

De acordo com Empedócles, um filósofo, cientista e médico grego que viveu na Sicília no século V a. c., toda a matéria é constituída por 4 “raízes” ou elementos de terra, ar, fogo e água. Fogo e Ar são elementos exteriores, virados para cima e para fora, enquanto Terra e Água se viram para dentro e para baixo.

Na sua “Tetrasomia” ou “Doutrina dos quatro elementos”, Empedócles descreveu estes elementos não apenas como manifestações físicas ou substâncias materiais, mas também como essências espirituais. Associava estes elementos aos quatro deuses e deusas – Ar com Zeus, Terra com Hera, Fogo com Hades e Água com Nestis (acredita-se ser Perséfone).

O livro de Tracy Mark Four Elements in Ancient Greek Philosophy descreve um olhar abrangente à Terra, Fogo, Agua e Ar e às forças gêmeas dinâmicas do Amor e do Conflito. O seu livro leva-nos a uma viagem da Grécia Antiga à alquimia, à associação de sentido, sentimento, pensamento e intuição.

Os quatro elementos de Ar, Fogo, Agua e Terra descrevem os quatro tipos de personalidades, associados a um signo do Zodíaco, e exercem uma profunda influência nos traços básicos de carácter, comportamento, emoções e necessidades. Estes traços podem ser considerados demasiado gerais por alguns, mas refletem-se nas nossas emoções, nas nossas relações, nas nossas ambições ou falta delas, as viragens e reviravoltas inesperadas que dão cor à nossa vida. Quantas vezes já ouvimos estas palavras: preciso de ar; oh, o Sol brilha; um banho relaxante; um passeio no bosque ou sentar no parque. Qual é o motivo mais popular das férias? Banhos de Sol, nadar, viajar e passear e muitas atividades ao ar livre.

O objectivo da Astrologia é ajudar-nos a focar essas energias para os aspectos positivos, ganhar um melhor conhecimento nos nossos traços positivos e lidarmos com os negativos; e assim termos consciência de todo o nosso potencial e dar o nosso melhor à vida.
Na minha ideia, negar esses traços é negar a vida e o destino. No fim de contas, basicamente, todos precisamos de ar para respirar, água para manter o nosso crescimento e nos limpar, fogo para nos proteger do frio e nutrir, terra onde vivamos juntos com todos os seres vivos e onde cresça o nosso alimento.

Terra

Astrologia: Touro, Capricórnio, Virgem
Tarot: Ouros, Discos (Pentacles, Disks)
Jung: sentido prático

Pensem na Terra debaixo dos nossos pés, o solo que sustenta todas as formas de vida, sintam o poder e a beleza das montanhas, símbolo de estabilidade e solidez da Terra. Todos os dias experimentamos o mundo físico, apreciamos a beleza e dádiva da Terra e sentimos o conforto de estarmos sob terra firme.

O elemento Terra, associado aos signos Touro, Capricórnio e Virgem, representa o lado prático, realista e material da nossa natureza, procura manter um ambiente estável, seguro e estruturado no qual podemos funcionar. A Terra é paciente e fiável, sempre à procura da resposta mais prática e lógica para um problema. Terra pode ser a força estabilizadora numa relação, dando estrutura e organização de modo a atingir equilíbrio e harmonia. Terra mantém o crescimento – vejam como as plantas crescem, de uma bolota cresce um carvalho; da mesma forma o Homem cresce da juventude até à maturidade, e percebe o imenso crescimento em todas as facetas da vida.

A expressão exagerada deste elemento pode ser visto numa personalidade teimosa, rígida, que se empenha para se manter na zona confortável da vida, com medo de arriscar. Também se revela no amor ao lado material da vida, o conforto do bem-estar material, o valor material pode ser demasiado enfatizado e isso pode levar a uma situação de preocupação e stress.
Fraqueza: união, mesquinhez, materialismo, resistência a mudanças, demasiada atenção a pormenores e não ver as coisas como um todo.

Ar

Astrologia: Gêmeos, Balança, Aquário
Tarot: Espadas (Swords)
Jung: Pensamento

O elemento Ar, associado aos signos Gêmeos, Balança e Aquário, procuram estabelecer-se na esfera do intelecto, é através do processo de pensamento que desenvolvemos ideias. É através da influência deste elemento que aprendemos a comunicar. Através do Ar ganhamos e partilhamos conhecimento. Ar contribui com habilidade, originalidade e versatilidade à personalidade. Dá o sentimento de liberdade, de independência, atingir o ser mental, apreciar a leve brisa, permitir que os pensamentos fluam livremente e fomentar o momento criativo.

Ar expressa o amor pelas pessoas, a capacidade de intelectualizar, apreciar a diferença nas pessoas, aceitar perspectivas diferentes, sem as quais haveria falta de visão, falta de interação humana. O nosso pensamento é uma força contínua nas nossas vidas, associada à meditação onde a respiração profunda é essencial para atingir aquele nível de tranquilidade, energia, relaxamento. Ar é usado para transporte, voando, navegando, deixando os nossos pensamentos subir até atingir os nossos objetivos intelectuais.

A expressão exagerada da influência de Ar pode ser vista como a vivência num mundo de sonho com objetivos irreais e laivos de extravagância. Ar deve tentar manter-se prático e desenvolver consistência ao lidar com o mundo real.
Fraqueza: falta de emoção, depressão, falta de ligação com o interior, mente demasiado ativa que bloqueia a paz interior e a harmonia.

Fogo

Astrologia: Leão, Sagitário, Carneiro
Tarot: Paus (Wands)
Jung: Intuição

O elemento Fogo, associado aos signos Leão, Sagitário e Carneiro, representam a força da vida que brilha dentro de nós. Sintam o calor confortável de uma fogueira, ou o calor quando vimos do frio, precisamos do fogo para atender a necessidade básica de cozinhar os nossos alimentos. O Fogo providência a sensação de segurança, aquece a inspiração que é partilhada pelos que estão à volta, autoconfiança para confrontar problemas sem hesitação. Sem Fogo não há brilho, nem convicção, nem expressão. A expressão exagerada do Fogo pode tornar a segurança em agressão, coragem em comportamento imprudente e por aí adiante. Com isto em mente vemos a influência do Fogo: fora de controlo consome tudo pelo caminho.
Fraqueza: falta de interessa, vaidade, egocentrismo exagerado, presunção.

Água

Astrologia: Caranguejo, Escorpião, Peixes
Tarot: Copas (Cups)
Jung: Sentimentos/Emoção

O elemento Agua, associado aos signos Caranguejo, Escorpião e Peixes, influência as forças conscientes e subconscientes que agem sobre as nossas vidas. O elemento Agua vai em direção aos outros, mas para sentir a sua dor e sofrimento e oferecer compaixão sincera. Uma consciência psíquica está também presente nos signos de Água e mostra-se de vez em quando com uma precisão fantástica.

Água procura curar e acarinhar os que estão à sua volta; no entanto, quando fora de controlo, pode levar as emoções por um caminho turbulento, resultando em melancolia e altos e baixos turbulentos (mar encrespado, por assim dizer). Os signos de Água devem procurar serenidade e calma, empenhar-se para disputar um rio fluente e sereno, formando tudo no seu despertar e ao mesmo tempo, esculpindo novos caminhos na vida.
A melhor combinação de cada tipo elementar de personalidade partirá do esforço para criar um equilíbrio nos aspectos elementares de cada um, assim resultando em relações que se desenvolvem no crescimento e harmonia mútua.

Um equilíbrio dos elementos

Ar – Fogo
Terra – Agua

O elemento Ar na relação providencia ideias e sonhos sobre os quais o Fogo pode agir e tornar realidade. O elemento Agua providencia sensibilidade e carinho à aproximação reservada, por vezes fria, de Terra em relação a certos assuntos, desta forma fazendo as bases para um futuro crescimento da relação. Ao mesmo tempo lembrem-se que numa relação Fogo/Agua o equilíbrio pode ser atingido se percebermos que a Agua pode injetar sensibilidade e paciência necessária ao Fogo, e ao mesmo tempo, o Fogo pode trazer energia e coragem para agir que muitas vezes falta nos signos de Agua. Quando dois elementos do mesmo tipo se unem, vemos também que a harmonia pode resultar, visto as necessidades e traços serem iguais para ambos os indivíduos; no entanto, o crescimento pode sofrer pois ambos podem tornar-se demasiado confortáveis da forma como estão e pode faltar uma faísca necessária para crescerem.

Numa combinação Fogo/Terra vemos que a iniciativa e energia do Fogo podem por vezes estimular a natureza comodista e reservada de Terra, e ao mesmo tempo a disciplina e praticidade de Terra pode balançar os modos por vezes rápidos de agir de Fogo.
O ideal seria empenharmo-nos para um equilíbrio Terra/Agua e Ar/Fogo. As outras combinações também podem resultar, desde que ambos os parceiros respeitem as necessidades mútuas e traços únicos que ambos trazem para um a relação e utilizem as forças do outro como equilíbrio.

Referência: Tracy Marks “The Elements in Ancient Greek Philosophy”

Gostou do artigo? Achou-o curioso? Dê um curtir para ele!