bruxas

O dia 31 de outubro termina o ano, e o 1º de novembro inicia o novo ciclo. É a época em que o Sol está em Escorpião, signo da morte e da transformação.

Neste período, as almas daqueles que se foram supostamente visitavam seus lares antigos e se aqueciam junto ao fogo, pois o véu tornara-se muito fino entre o mundo dos humanos e o domínio dos deuses e deusas. Isso se deve ao fato de o tempo, na Véspera de Todos os Santos, não estar no ano velho nem no ano novo, mas em transição.

Muitos dos deuses e deusas, bem como as almas que partiram, podiam facilmente atravessar o véu. As fogueiras de festa ardiam em todos os lugares, e havia lendas de feiticeiras e fadas, propagadas a esmo.

Na Irlanda antiga, um novo fogo era aceso a cada ano, nessa época e, a partir da chama sagrada, todos os fogos da Irlanda eram reacendidos.

Muitos espíritos de animais estavam presentes e falavam através das feiticeiras, nesta época. O costume das fantasias originou-se para personificar esses espíritos de animais e de pessoas mortas, a fim de trazê-los de volta à vida.

É um período forte para a purificação, para abandonar quaisquer assuntos “mortos”, para se preparar para o Ano Novo. Os indivíduos podem exibir seus cristais e objetos especiais de força, juntamente com quaisquer itens que tenham pertencido aos recém – falecidos.

Pode-se fazer preces em memória daqueles que partiram, e para o novo ciclo.
Espíritos de animais são invocados, para fins de proteção e força. Muitas sociedades tribais invocam os os espíritos dos ancestrais falecidos, na véspera de Todos os Santos. É uma boa época para usar bolas de cristal, para adivinhações e para espreitar o próximo ciclo.

A véspera de Todos os Santos representa o submundo ou labirinto, no mito de Deméter – Perséfone. Foi a época em que Deméter desceu ao labirinto à procura de Perséfone.

Ritual

Para o ritual dessa véspera, necessita-se de um lugar circular, com um fogo central ou um caldeirão com brasas. As pessoas formam um círculo e inicial uma  dança espiral, movimentando-se para o centro do labirinto no sentido anti- horario.

Isso geralmente é feito em silêncio. Em cero momento, a espiral transforma-se outra vez em círculo. Cada um coloca no fogo algo de que deseja se livrar. Isso pode ser feito verbalmente, ou em silêncio, bem como ser escrito em pedaços de papel, que são lançados ao fogo. Em seguida, todos se sentam e meditam, ou se harmonizam com o mundo dos espíritos e com oinício do novo ciclo.

Depois disso, a dança em espiral é repetida; todavia, dessa vez, o movimento é no sentido horário, da morte para o renascimento, da escuridão para a luz.

1ª Canção de Celebração

Ela esteve esperando, esperando, ela esteve esperando por muito tempo.
Ela esteve esperando que seus filhos se lembrassem de voltar.
Abençoados sejam e abençoados são a Mãe, a Donzela e a Velha.
Abençoados sejam e abençoados são aqueles que dançam juntos.
Abençoados sejam e abençoados são aqueles que dançam sozinhos.

2ª Canção de Celebração

Que as bênçãos da Deusa repousem sobre você.
Que a sua paz permaneça com você.
Que a sua Presença ilumine o seu coração.
Agora e para sempre.

Gostou do artigo? Achou-o curioso? Dê um curtir para ele!