A Paciência se constitui e um atributo que exige que apreendamos a colocar em ação muitos dos nossos recursos emocionais.

Ninguém nasce empunhando a virtude da paciência . O oposto. O bebê quer o que ele precisa e quer agora. Não tem senso de espera, nem as ferramentas intelectuais ou emocionais que lhe permitem adiar um desejo. Crescer, então, está intimamente relacionado a aprender o significado da paciência.

Para conseguir isso, em princípio, trata-se de desistir de reagir imediatamente . Às vezes, alguns segundos fazem a diferença entre agir de forma irregular ou se comportar de maneira inteligente .

É um treinamento. Quanto mais você pratica, mais paciente você será. Quanto mais você adotar o hábito de tomar um momento antes de responder ou agir, mais facilmente introduzirá essa ordem em seu cérebro, forçando-a a raciocinar.

Respirar ajuda você a se acalmar. Respirar profundamente é sempre um recurso fácil, que temos à mão o tempo todo. Mas também ajuda que, ao cultivar a paciência, você semeie em sua mente e em seu coração a ideia de que você é o senhor de si mesmo . Que tudo o que você faz ou não faz é exclusivamente sua responsabilidade. Que tudo o que acontece dependerá da maneira como você age.
Pense que tudo na vida tem um começo e um fim. Assim como os momentos de felicidade nascem e morrem, também as adversidades, ou os momentos ingratos, não são eternos. A paciência ajuda você a tornar qualquer problema mais gerenciável , durar menos e ter consequências mais controláveis.
Então, se começarmos a mudar o foco no controle das emoções, começaremos a ser os donos da nossa paciência. Em vez de dar aos outros o poder de nos tirar do controle, seremos os que decidirem ficar calmos ou chateados. Desta forma, quando estamos conscientes de que temos o poder de manter a calma, apesar do que acontece lá fora, teremos dado um passo muito importante. Um passo que nos levará a desfrutar de uma vida muito mais calma e cheia de paz.

Lembre-se sempre que paciência não pressupões comodismo.
Paciência é sinônimo de percepção do ritmo necessário para que as coisas efetivamente aconteçam.

Acredite em mim e livre-se de estímulos estressores que são os agentes emocionalmente prejudiciais de sua paz.

Paz

Gostou do artigo? Achou-o curioso? Dê um curtir para ele!