capricornio

O nativo de Capricórnio é um indivíduo paciente, sério, cauteloso, responsável, disciplinado, reservado, determinado e independente. É um tradicionalista que faz os possíveis para resistir à mudança.

Datas – 22 de Dezembro a 20 de Janeiro
Regência – Saturno
Casa – Décima
Elemento – Terra
Qualidade – Cardinal

Anatomia

Capricórnio rege os ossos, joelhos, cabelo, pele, unhas, rótulas, meniscos, dentes, tendões.

Palavras chave

Cauteloso, Sério, Responsável, Tradicional, Eremita, Autoridade, Consolidação, Dever, Disciplina, Conservador, Prudente, Paciente, Maturidade, Reconhecimento, Sentido de limites, Profissionalismo, Reservado, Independente, Econômico, Frio, Desconfiado.

Características

Cauteloso, pesa cuidadosamente os prós e os contras em qualquer situação e sabe esperar pelo momento certo para agir, revelando-se um excelente homem de negócios ou político.

 É um trabalhador incansável que planeia as coisas a longo prazo com disciplina, método e organização. Frio e distante, possui a capacidade de analisar racionalmente a realidade sem se envolver emocionalmente. A sua profundidade interior torna-o admirado e respeitado nas amizades e a sua determinação ajuda-o a realizar aquilo em que acredita. A influência de Saturno o seu regente faz com que seja desconfiado em relação a tudo o que não é racional ou coerente.

A sua mente é lógica, sagaz, lúcida, prudente, céptica e racional. Psicologicamente, Capricórnio corresponde à tomada de consciência da independência do eu, revelada pela faculdade do discernimento. Esta faculdade leva o nativo deste signo a isolar-se para poder explorar todos os seus recursos interiores.

De temperamento sério, prudente e metódico raramente se deixa seduzir por atrativos mundanos e superficiais. É mais adepto do trabalho do que das diversões e prazeres. Conservador por natureza, respeita a hierarquia, as tradições e as regras sociais, tendo dificuldade em aceitar o que está fora do convencional. São realistas e pragmáticos, tendo consciência de que o sucesso não surge do dia para a noite. Por isso, em vez de esperarem pela sorte, preferem insistir nas coisas até atingirem o resultado pretendido. Sentem-se satisfeitos com progressos lentos e trabalham com firmeza em direção aos seus objetivos, planeando cuidadosamente o percurso a seguir.

Os Capricórnios são por vezes acusados de serem muito materialistas, mas na verdade não se interessam pelo dinheiro em si mesmo mas sim pela segurança que ele pode dar. A maioria destes nativos gosta de conservar as suas posses, sendo firmes apoiantes de tudo o que é conservador e tradicional. Previdente, planeia meticulosamente o seu futuro financeiro.

O nativo de Capricórnio é uma pessoa prática, eficiente, astuta e com grande necessidade de ser bem sucedida. Sobe com garra a escada social de forma a realizar as suas ambições e a atingir o topo da pirâmide através da sua paciência e persistência.

No aspecto negativo podemos encontrar alguns nativos de Capricórnio extremamente rígidos e pessimistas na maneira de ver o mundo. Por vezes são melancólicos e deprimidos no relacionamento com os outros, podendo também mostrar uma faceta fria e inibida na área emocional. Estes nativos precisam de se isolar periodicamente para encontrar o equilíbrio interior. O Capricórnio é um signo de Terra, o que lhe confere introspecção, lentidão e uma certa frieza. Apesar do orgulho e das reações de altivez, é sensível e emotivo.

Sob o ponto de vista profissional o nativo de Capricórnio é exigente, organizado, sério e empenhado, podendo ter sucesso em diversas profissões. Dono de uma forte persistência, acaba por conseguir atingir os seus objetivos, que têm sempre o sucesso financeiro envolvido.

Habituado ao esforço, mostra grande empenho nas suas atividades e nunca retrocede diante de dificuldades e obstáculos. Disciplina e perseverança são os seus instrumentos de trabalho. Onde a maioria das pessoas desistem, ele continua. Excelente organizador e administrador, tem sucesso em atividades onde é requerido um alto nível de responsabilidade e trabalho sério. Para atingir os seus objetivos, o nativo de Capricórnio aprendeu a lidar bem com os limites. É paciente, persistente, realista, pragmático, concentrado, preciso, determinado e disciplinado. É dotado para profissões nas quais possa expressar as suas habilidades técnicas, como cirurgião, dentista ou engenheiro.

Chefia de grandes empresas, controle de qualidade, construção e política são outras áreas onde se costuma destacar. Por ser um signo de terra, é frequente demonstrar interesse pela natureza, biologia, geologia e agricultura. Capricórnio no meio do céu acentua a necessidade de exercer autoridade, ocupar cargo de comando, liderança e ser reconhecido pelo seu trabalho. Deve ter atenção para não ser demasiado autoritário com os outros

Em termos sentimentais o nativo de Capricórnio é sensível, reservado, conservador, leal, sincero e tímido. Os bons valores à moda antiga, como a honestidade, a dedicação e a seriedade fazem parte deste nativo. Os Capricórnios mais jovens geralmente sentem-se atraídos por pessoas mais velhas, sensatas e experientes, parceiras que já gozaram bem a vida e estão prontas para assentar. Por muito apaixonados que estejam, mantêm sempre os pés assentes na terra e é pouco provável que demonstrem atitudes românticas ou fiquem presos em paixões tumultuosas. Não suportam um parceiro demasiado afetuoso que os sufoque, preferem uma pessoa mais independente. Para eles o casamento faz parte da vida, sendo um acontecimento que garantirá a sua posição na sociedade; conseguir uma posição vantajosa é um dos seus maiores propósitos. Quando está completamente descontraído, mostra um apetite sexual voraz e inesperado, proporcionando experiências únicas. A mulher Capricórnio tem tendência para assumir o comando, pelo que é recomendável não dar azo a conflitos de poder. De olhar sério e personalidade forte, oculta uma grande necessidade de amor e ternura. Um parceiro apaixonado poderá ser capaz de revelar a sua sensibilidade e amolecer a sua falta de emotividade. No papel de mãe é exemplar, atenta e protetora.

Na área da saúde, Capricórnio rege os dentes, ossos, articulações e pele. As patologias mais frequentes neste signo podem incluir: reumatismo, fracturas, cáries, eczema, acne, alergia, artrite, verruga, endurecimento dos tecidos entre outras. As doenças crônicas, em especial as provocadas pelo frio e pela umidade costumam afetar estes nativos.

Por trás de uma atitude dura e fria, o Capricórnio é muito sensível, mas reprime as emoções. Interioriza os problemas, desgostos e feridas de orgulho. De certa forma envenena-se e cria toxinas no plano psíquico. As erupções cutâneas e eczemas são muitas vezes ocasionados por tensão nervosa e emocional. Estas patologias podem manifestar-se quando estes nativos receiam ser controlados ou contrariados. A dietética chinesa, a macrobiótica e os jejuns purificadores podem ser muito benéficos para estes nativos. Podem utilizar-se as folhas de nogueira em decocção, para ajudar a digestão e combater a fadiga. A sua ação melhora os problemas de pele, acne e eczema bem como as frieiras e as gretas. O ginseng, é por excelência a planta do Capricórnio. Excelente regenerador, considerada como o elixir da longevidade, aumenta o apetite e estimula a sexualidade.

Gostou do artigo? Achou-o curioso? Dê um curtir para ele!