A  ética caminha junto com o Bom Senso…

A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.
Portanto, a ética define padrões sobre o que julgamos ser certo ou errado, bom ou mau, justo ou injusto, legal ou ilegal na conduta humana e na tomada de decisões em todas as etapas e relacionamentos da nossa vida. A ética procura prezar aos princípios individuais de cada pessoa, na qual cada grupo tem seus próprios valores, crenças e culturas. No entanto, ela compõe uma maneira dos quais esses grupos e indivíduos demonstram suas próprias ações.

Uma das principais razões pela qual os seres humanos se envolvem em comportamentos antiéticos é a sua natureza essencialmente competitiva e a busca predominante pela vantagem sobre algo ou alguém.

É sempre importante fazer uma análise de como a ética se faz presente em nossa vida, nos dias atuais, pois se observa que certos valores que cada indivíduo assimila no decorrer de sua formação como pessoa, muitas vezes adquiridos em sua família, escola, enfim, tais valores procuram nos guiar através de nossas escolhas, entre o certo e o errado, o bem e o mal, possuímos uma liberdade de escolha que nos faz mais responsáveis.

 

Gostou do artigo? Achou-o curioso? Dê um curtir para ele!